Seja uma Doadora
COMO FUNCIONA?
A coleta de leite humano é realizada por meio dos Bancos de Leite Humano (BLH) que existem por todo território brasileiro. Estes são responsáveis por recolher o leite materno doado, processar e distribuir aos recém-nascidos internados nas UTI neonatais aos quais não conseguem receber o leite da própria mãe, principalmente crianças prematuras e baixo peso.
QUEM PODE DOAR?
Pode ser doadora de leite humano a mulher que amamenta seu filho e que tenha produção láctea acima das necessidades do próprio filho, seja saudável e não faça uso de medicamentos que interfira no aleitamento materno.
COMO DOAR?
Para a doação de leite humano, as mulheres devem entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo de sua residência, uma vez que cada unidade possui sua área de cobertura específica.
O Banco de Leite Humano da UNIFESP, aceita doações de leite humano com volumes superiores a 200ml da semana para conseguir realizar seu processamento na unidade.
BAIRROS QUE O BLH DA UNIFESP REALIZA COLETA
O Banco de Leite Humano da HSP/UNIFESP, aceita doações dos bairros da Região do Hospital São Paulo.
Caso não seja desta região, encontre o BLH mais próximo de sua residência por meio do link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs
Para ser uma doadora do BLH da UNIFESP, preencha nosso formulário on-line para uma triagem inicial por meio do botão abaixo:
Em até 48 horas entraremos em contato por telefone para finalizar a triagem e agendar a coleta de sangue no BLH, caso a doadora não tenha os resultados disponíveis para envio.
A Rede Nacional de Banco de Leite Humano preconiza que as sorologias de HIV, HTLV I e II, hepatite B, hepatite C, doença de Chagas e Sífilis apresentem seus resultados negativados para a mulher estar apta a fazer doações.
Assim que a doadora for considerada apta para doar, seu endereço será incluído na agenda de coleta domiciliar semanal ou quinzenal, a depender da frequência e volume de doação.
ATENÇÃO: Caso já tenha iniciado a coleta, faça o contato o quanto antes com o BLH para verificar a possibilidade de realizar a triagem e coleta antes da validade. A validade do leite humano congelado é de 15 dias. O BLH da UNIFESP faz planejamento da rota da coleta domiciliar e não consegue encaixar a visita de última hora. Nos ajude a manter a qualidade do leite coletado!
COMO FAZER A COLETA DE LEITE HUMANO?
- Utilizar um frasco de vidro de boca larga com tampa de rosca de plástico
- Esterilizar o frasco com água fervente (deixar ferver por 15 minutos contando a partir do início da fervura)
- Escorrer o frasco com a abertura voltada para baixo sobre um pano limpo até secar
- Não tocar no interior do vidro ou da tampa
- Escolher um local apropriado para a coleta de leite – local reservado, limpo, longe de animais de estimação
- Prender o cabelo e colocar a touca e máscara (cobrindo nariz e boca)
- Lavar as mãos com água e sabão e secá-las com toalha limpa e seca
- Umedecer a gaze ou toalha limpa com água corrente e higienizar as mamas
- Desprezar os primeiros jatos de leite
- Esgotar o leite diretamente em frasco esterilizado
- Ao finalizar a extração, fechar o frasco, etiquetá-lo com nome da doadora e data da primeira extração e congelar imediatamente
- Para a próxima extração, utilizar outro frasco de vidro esterilizado
- Ao finalizar, despejar o leite ordenhado em cima do leite já congelado e retornar o frasco para o congelador
- Não encher o frasco até a “boca”, deixar dois dedos livres (aproximadamente 2 cm) da tampa
- Manter os frascos de leite congelado por no máximo 15 dias. Caso os leites descongelem ou estejam próximos do vencimento, avise o BLH
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (11) 5576-4848 Ramal 2817 de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, exceto feriados.