Nossa História
Como começamos?
Em 1998 ocorreu a criação do grupo de incentivo ao Aleitamento Materno, liderado pela Profª Drª Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão da Escola Paulista de Enfermagem, em conjunto com as profas. Dra. Rosiane Mattar e Dra Fernanda Branco da Escola Paulista de Medicina, departamento de Obstetrícia e Pediatria respectivamente. Também contou com o apoio da enfermeira Rosana Fogliano, na época chefe de enfermagem da divisão materno infantil, a nutricionista Laura Centurione do serviço de Nutrição e Dietética e a médica neonatologista Mary Yada da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, todas do HSP/HU.
O grupo reconhecia a importância de incentivar a saúde da mulher, a amamentação, as práticas saudáveis e o bem-estar infantil e lutou pela criação de um serviço voltado para a puérpera e neonato, incluindo a abertura de um Banco de Leite Humano.
Diante das dificuldades para amamentar apresentadas pelas mulheres na Unidade Obstétrica do HSP/HP na época, a profa. Ana Abrão abriu um serviço de retorno pós-alta para o Centro de Assistência de Enfermagem (CAENF), de responsabilidade das enfermeiras Erika de Sá Vieira Abuchaim e Kelly Pereira Coca, bolsistas do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher nos anos seguintes, nos anos de 2001 e 2002, respectivamente.
O serviço foi criado e inaugurado em 2003, situado na Rua Loefgreen, 2010. A abertura do serviço foi iniciada com a coleta de leite domiciliar de doadoras externas e de doadoras exclusivas com filhos internados na Unidade de Terapia Neonatal do HSP/HP, que poderiam ser atendidas também no local para a extração de leite.
A primeira equipe contou com as transferências da enfermeira obstetra Kelly Pereira Coca da unidade de Obstetrícia, auxiliar de enfermagem Iara Queiroz da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, auxiliar de nutrição Andrea de Souza do serviço de Nutrição e Dietética e o secretário Tiago, todas da HSP.
A partir de 2004, a enfermeira Kelly Pereira Coca criou o ambulatório de seguimento de mulheres e crianças de 0 a 6 meses para todas as mulheres que buscavam o serviço, e passou a oferecer o acolhimento por demanda espontânea no local e nas unidades de internação do HSP/HU.
Em 2013, foi inaugurado o Posto de Coleta de Leite Humano no 8º andar do HSP/HU.
A partir de então, com o grande apoio da profa. Dra. Ana Lucia Goulart para a conquista da sala de coleta no 8º andar, foi possível a oferta de leite cru para os bebês prematuros internados.
Logo, a equipe se organizou para atender as mulheres internadas para a a coleta e distribuição do leite humano cru, exclusivamente de mães com seus filhos recém-nascidos internados.
A distribuição do leite humano pasteurizado começou a ser distribuído pelo PCLH também, o que facilitou a organização do serviço.
Foi em 2015 fizemos uma nova mudança com objetivo de ampliar nossas instalações e adequar para as atividades desenvolvidas.
Aqui ficamos até 2020, quando tivemos que buscar um outro local, mais próximo ao hospital São Paulo, para facilitar o envio do leite pasteurizado para os bebês internados, além da necessidade de entregar o espaço físico.
Em 2021, mudamos para a Rua do Otonis, 683.
O local conta com toda a estrutura necessária para processar o leite humano para o bebês prematuros e atender as mulheres com dificuldades na amamentação.
Venha nos visitar e conhecer nossa estrutura!