Projetos em Andamento

A PERCEPÇÃO DO ENTORNO ACERCA DA LINGUAGEM E DA SINCRONIA ENTRE O BEBÊ E SUA MÃE NA INTERFACE COM A AMAMENTAÇÃO

Sobre o estudo:

A comunicação é uma necessidade do ser humano e não ocorre apenas em termos da fala e da escrita. Sendo esta necessidade de comunicar-se, propulsora para o desenvolvimento da linguagem pelo bebê e nós sabemos que a relevância da amamentação vai além do seu caráter biológico, uma vez que permite trocas afetivas entre mãe e bebê e constitui um momento de interação, lúdico e capaz de fortalecer o vínculo. Por isso, as investigações sobre interação mãe-bebê em etapas iniciais do desenvolvimento, mostram-se relevantes. Dessa forma, visando possibilitar a investigação minuciosa dos sinais de comunicação e em especial durante a amamentação, utilizamos o material gravado em vídeo o que nos permite analisar e constatar a intencionalidade do bebê na troca com o outro e a sincronia entre os dois interlocutores.


Objetivo: 

Avaliar a sincronia entre o bebê e sua mãe durante a amamentação.


Metodologia:

Trata-se de um estudo transversal, observacional que será realizado a partir da análise de filmagem da mãe e do bebê, no qual serão analisadas as habilidades comunicativas da díade mãe-bebê, em especial durante a amamentação


Coleta de dados:

A pesquisa consiste na entrevista com a nutriz sobre informações demográficas, obstétricas e perinatais. Avaliação do estado psicoemocional materno a partir da aplicação da Escala de Depressão Pós-natal de Edimburgo (EPDS) e a filmagem da díade mãe e bebê.


Local do estudo: Centro Ana Abrão - Banco de Leite Humano (HSP/EPE/UNIFESP).


Qual a importância do estudo?

As investigações sobre a interação mãe-bebê em etapas iniciais do desenvolvimento, mostram-se relevantes, uma vez que estas interações sociais são fatores que engendram o desenvolvimento humano e poderão resultar em anormalidades de estruturação do sujeito. A partir disso, confirmamos, a importância de se buscar identificar, descrever e investigar as diferentes expressões de linguagem do bebê, em especial nos momentos de interação com a sua mãe e de forma inédita, a amamentação como centro da interação.



Orientadora: Profa. Dra. Erika de Sá Vieira Abuchaim

Alunas: Stephany da Silva Andrade