Projetos em Andamento

Avaliação e reparo perineal no cuidado da mulher no parto: estudo longitudinal

Sobre o estudo:

O projeto faz parte de um estudo maior intitulado “Estudo Longitudinal de Avaliação e Reparo Perineal no Brasil” (PEARLS-BZ) que envolve pesquisadores parceiros do Reino Unido, por meio da proposta original da pesquisa PEARLS-UK, que visa avaliar e aprimorar o cuidado prestado à puérpera no reparo perineal, com foco em reduzir a morbidade materna e através de uma intervenção educativa, inovadora e baseada nas mais atuais evidências científicas, utilizando a Técnica de Sutura Contínua para reparo perineal com fio absorvível, capacitando enfermeiros obstetras e médicos obstetras na assistência à mulher para melhores desfechos do parto e pós parto.


Objetivo: 

Atualizar e capacitar os profissionais que atuam na assistência ao parto para nortear o reconhecimento dos planos anatômicos do períneo feminino, das práticas de prevenção do trauma perineal; avaliação e classificação do trauma perineal e técnica de reparo perineal baseado em evidência; identificação das complicações e seu manejo no pós-parto.


Metodologia:

Estudo de coorte prospectivo longitudinal que será realizado em duas maternidades de São Paulo com profissionais de saúde que atuam na assistência à mulher durante o trabalho de parto e parto (médicos e enfermeiros obstetras) e puérperas. A proposta também inclui uma intervenção.


Qual a importância do estudo?

Há uma discordância significativa entre os profissionais de saúde quanto ao manejo perineal, como a sutura de lacerações, o que pode impactar negativamente a vida das mulheres no pós-parto. A falta de treinamento e embasamento científico adequado tem sido associada a insatisfações das puérperas, incluindo queixas como dor, incontinência urinária, dispareunia, dificuldades nas atividades diárias e problemas psicológicos. Diante disso, a ausência de uma abordagem padronizada e de um treinamento formal evidencia a necessidade de desenvolver estudos que visem reduzir a morbidade materna relacionada a traumas perineais e promover uma maior satisfação das mulheres com o processo de nascimento, além de apoiar a educação contínua dos profissionais de saúde levando a um atuação clínica baseada em evidências.


Página do projeto: https://projeto-pearls-br.web.app/


Orientadora:  Profª Dra. Kelly Pereira Coca

Mestrandas: Amanda Colen de Alcantara, Isabel Cândida Simão, Ellen Hyde Pinheiro Kaneko