DETERMINAÇÃO E ESTABILIDADE DO PERFIL NUTRICIONAL DO LEITE HUMANO DESIDRATADO PARA A ALIMENTAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO:
ESTUDO EXPERIMENTAL
Sobre o estudo:
O leite humano é o alimento padrão ouro para a nutrição de lactentes de forma exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até os dois anos de vida ou mais. No entanto, recém-nascidos pré-termo devido a imaturidade fisiológica, necessitam de uma nutrição rica em valor energético e nutrientes. A preocupação quanto ao ganho de peso do lactente muitas vezes leva a introdução de fórmulas ou fortificantes/aditivos à base de leite de vaca nos primeiros dias de vida. A possibilidade de técnicas e processos que viabilizem a concentração de calorias e nutrientes do leite humano poderia proteger o aleitamento materno exclusivo do recém-nascido prematuro e por conseguinte, minimizar reações adversas e complicações neonatais advindo da introdução de fórmulas e aditivos artificiais.
Objetivo: Analisar o perfil nutricional do leite humano submetido ao processo de desidratação parcial.
Métodos:
Trata-se de um estudo experimental com amostras de leite humano de nutrizes que estejam amamentando seu filho(a) e tenham excedente de leite humano.
Local do estudo: Centro Ana Abrão - Banco de Leite Humano (HSP/EPE/UNIFESP)
A pesquisa consiste na entrevista com a nutriz sobre informações demográficas, obstétricas e de saúde e extração de leite humano em domicílio
Qual a importância do estudo?
Espera-se identificar o valor calórico, macronutrientes e osmolaridade do leite humano desidratado em diferentes tempos de processo de liofilização e a estabilidade do conteúdo energético e de macronutrientes. Além disso, poderá ser verificado se o processo de desidratação parcial possibilitará a manutenção do estado líquido do leite humano, porém com uma maior concentração energética e de nutrientes do leite humano. Os resultados poderão nortear possibilidades de processos com o leite humano que viabilizem o suprimento das necessidades nutricionais específicas para cada recém-nascido, com o intuito de proteger e promover a amamentação exclusiva para os recém-nascidos prematuros.
Orientadora: Profa. Dra. Kelly Pereira Coca
Doutoranda: Ana Carolina Lavio Rocha