Projetos em Andamento
Eficácia da fotobiomodulação na redução da dor e reparação tecidual de lesões mamilares em mulheres que amamentam (LaserMamy): ensaio clínico multicêntrico randômico e fatorial
Sobre o estudo:
Sabe-se que o aleitamento materno apresenta diversos benefícios tanto para a saúde da díade lactante-bebê, como para a sociedade, a economia e o meio ambiente, além de ser recomendado exclusivamente por um período mínimo de 6 meses pelo Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, no contexto brasileiro, embora as taxas de aleitamento materno exclusivo sejam significativas, elas não atingem os padrões recomendados pela OMS. A dor e as lesões mamilares, comuns na primeira semana pós-parto, são uma das principais razões para a interrupção precoce da amamentação e a terapia de fotobiomodulação com o uso do laser de baixa potência tem-se mostrado promissora como ferramenta eficaz como tratamento para tais intercorrências. Porém com a limitada quantidade de pesquisas abordando essa temática, têm-se enfrentado dificuldades em estabelecer um protocolo específico viável para o tratamento das lesões mamilo-areolares nos primeiros dias pós-parto.
Objetivo:
Avaliar a eficácia de um protocolo de fotobiomodulação na redução do nível de dor em mulheres com lesões mamilares precoces.
Metodologia:
Ensaio clínico randômico multicêntrico, cego e controlado, conduzido em cinco hospitais públicos do Brasil realizado por uma abordagem de métodos mistos.
Qual a importância do estudo?
A dor e as lesões mamilo-areolares, segunda causa de desmame precoce, é um problema comum que desafia o cuidado de enfermagem às puérperas que amamentam e investigar tratamentos eficazes para tais intercorrências torna-se fundamental para promover e apoiar o aleitamento materno, além do bem-estar dessas puérperas. Investigações apontam a necessidade de novas pesquisas com protocolos clínicos otimizados e formas diferentes de administração do laser na fotobiomodulação ressaltando a importância da busca de abordagens eficazes para alívio da dor e reparo das lesões mamilo-areolares.
Orientadora: Profa. Dra. Kelly Pereira Coca
Alunas: Karine Emanuelle Peixoto Oliveira da Silva e Mariana Marino Brassolatti Molnar