Projetos em Andamento

Impacto da extração do leite materno no controle glicêmico de recém-nascidos com risco para hipoglicemia neonatal: ensaio clínico randomizado

Sobre o estudo:

A hipoglicemia neonatal é uma complicação que pode aumentar o risco de morte e morbidade dos recém-nascidos, sendo comum nas primeiras 48 horas de vida, especialmente em recém-nascidos de risco, como grandes ou pequenos para a idade gestacional (GIG e PIG) e filhos de mães diabéticas. Embora geralmente transitória, a condição pode ter consequências graves e dificultar o aleitamento materno. A oferta de fórmula infantil é usada para estabilizar a glicemia, mas pode prejudicar a amamentação, aumentando o risco de desmame precoce. O estudo propõe investigar a prática de extração de colostro no controle glicêmico e promover o AM exclusivo. 


Objetivo: 

Avaliar o efeito da oferta de leite materno extraído na prevenção dos níveis glicêmicos e na taxa de aleitamento materno exclusivo de recém-nascidos com risco de hipoglicemia neonatal.


Metodologia:

Ensaio clínico randômico não cego a ser realizado na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Amparo Maternal. A população será constituída por recém-nascidos classificados como pequenos e grandes para idade gestacional, e  filhos de mães diabéticas. A intervenção consiste na extração do leite materno após o parto e a oferta imediata ao recém-nascido após  as mamadas. Após a alta hospitalar, no 7°, 30°e 90° dia após o parto, as puérperas serão contatadas para avaliar o tipo de aleitamento materno praticado. As puérperas do grupo intervenção e os profissionais que estiverem envolvidos no cuidado de rotina dessas mulheres serão convidados para uma entrevista acerca da extração láctea rotineira. 


Qual a importância do estudo?

Espera-se verificar se a intervenção proposta contribuiu com o aumento da taxa de aleitamento materno exclusivo e, consequentemente, a redução do uso de fórmula infantil entre crianças com risco de hipoglicemia neonatal. 



Orientadora: Profa. Dra. Kelly Pereira Coca

Alunas: Ms. Cinthia Daniela Perpétuo, Priscila Maria Gonçalves Ruggeri Faustino, Claudia Barbosa dos Santos